As cores da pelagem no Border Collie:

A raça não segue um padrão muito bem definido com relação a cores, podendo ser preto, marrom e branco, tricolor, pintado, vermelho, amarelo, azul e, até mesmo, cinza. Como se vê, a variedade de cores é permitida, porém, a cor branca jamais deve ser predominante.

A raça Border Collie, tem uma ampla variedade de cores. E mesmo está característica não sendo o principal foco no melhoramento genético da raça, a busca por filhotes equilibrados, sem doenças hgenéticas, também pode envolver essa característica

A genética das cores

Gene: é a parte do DNA ou do RNA que controla as características, como a cor da pele, olhos…


Locus: é a posição que cada parte do gene está localizada no DNA
 

Alelo: são os diferentes tipos do mesmo gene. Ele sempre atua em pares, onde uma parte é herdada do pai e outra da mãe e juntas, criam as características que vemos.
 

Genótipo: é o conjunto de todos os genes.
 

Fenótipo: são as características visíveis de um organismo.

 

Dominante: é o alelo que mesmo estando sozinho determina a característica no indivíduo.
 

Recessivo: é o alelo que só vai atuar (ser expressa) quando estiver presente de forma dupla.
 

Homozigoto: indivíduo com dois alelos iguais eles podem ser dominantes (AA) ou recessivos (aa).
 

Heterozigoto: indivíduo com dois alelos diferentes.
 

Eumelanina: pigmento preto ou marrom produzido pela melanina.
 

Feomelanina: pigmento Vermelho produzido pela melanina.

O gene B é o responsável por determinar as cores Preta e Marrom. O que muda para determinar se o cão será Preto é o alelo. Quando presente de forma dominante o gene B faz com que o cão seja preto. E quando presente de forma recessiva (bb) faz com que o cão seja marrom.

PRETO E MARROM

Lucky - (Herz Der Welt Budweiser), Preto e Branco: Bb - é Preto por ter o alelo do Gene B dominante, mas consegue ter filhotes marrons por ter o outro par do alelo B recessivo.

Osho - ( Herz Der Welt Satairway To Heaven), Chocolate ou Marrom e Branco: bb, recebe dos seus pais os dois alelos recessivos do Gene B.

Loba, Chocolate e Branca: bbDd, recebeu dos seus pais os dois alelos recessivos do Gene B, tendo assim seu fenótipo Marrom ou Chocolate

Ayra - (Herz Der Welt The Power Of Magic), Preta e Branca: BbD_

DILUIÇÃO

O responsável, por gerar as cores diluídas é o Gene D, só que ele age de forma recessiva (dd), então para se ter cães Azuis, Lilases, Slate Merles, Lilac Merles, os pais dos filhotes terão que ter pelo menos um dos alelos d.

Mysti - (Misty Herz Der Welt Fronteira Dos Carvalhos), Lilás/Isabela e Branca: bbdd, quando se tem a junção dos alelos bb + dd se tem a cor Lilás ou Isabela que é a diluição do Marrom.

Faísca - (Herz Der Welt Royal Blue), Azul e Branco: Bbdd, quando se dilui a base Preta se tem a cor conhecida como Azul. O Faísca é um cão Bbdd, além de ser diluido consegue gerar filhotes Marrons, por possuir o alelo b recessivo.

Aurora - (Herz Der Welt Flora Secret's), Lilás Merle ou Isabela Merle.

Madhu - (Herz Der Welt Pure Seduction), Slate Merle Ghost Tricolor: BbddE_MmatatKk

AUSTRALIAN RED - VERMELHO

O Gene E é responsável por gerar a cor Vermelho. Ele também age de forma recessiva(ee). Esse Gene é conhecido como Gene de Extensão, porque ele controla toda a pigmentação que vai ocorrer no comprimento do folículo piloso. Esse Gene determina se quem vai agir na coloração vai ser a Eumelanina (de acordo com suas características alélicas para Marrom ou Preto) ou a Feomelanina que determina se o cão será Vermelho. Quando a Feomelanina está ativa, ela impede a Eumelanina de agir na coloração da pelagem, por isso a cor Australian Red máscara todas as outras cores incluindo o Merle. O que pode gerar problemas com Merles ocultos.

Entende - se como a cor verdadeira do cão, como seria a sua cor base se a Feomelanina não estivesse presente, às vezes é possível descobrir a cor base através da cor da trufa, gengiva e borda ao redor dos olhos. Mas para se ter 100% de certeza é necessário testar o cão para os genes das principais cores da raça que seriam o Marrom, a diluição e o Merle, caso se tenha a suspeita ou certeza de que um dos pais seja merle.

Eddie Vedder - (Herz Der Welt Eddie Vedder), Australian Red: BBDdee, Eddie é um cão vermelho, cuja o car verdadeira (de acordo com sua Eumelanina) seria Preta, foi testado para a cor Marrom, mas não é fatorado para a mesma, mas é fatorado para a cor Azul, já tem filhotes dessa cor.

Kimi - (Herz Der Welt Sweet Child O Mine), Australian Red: possitivamente bbD_ee (notasse coloração marrom em pontos específicos).

Snow - (Herz Der Welt Golden Rule): BBDDee, Snow tem um tom de Vermelho claro que denominam como Champagne.

Luke - (Herz Der Welt Paradise City) Australian Red: possitivamente bbD_ee (notasse coloração Marrom em pontos específicos). Luke já tem a coloração Vermelho mais escura, pode ser influência da sua cor base ou não.

A cor Vermelho pode variar em tonalidade, igual a raça Golden Retriever. Esse fato pode ter relação com um provável Gene de intensidade, mas não existem testes para comprovar isso ainda.

(Herz Der Welt Coming Back To Life), Tricolor Preta

(Herz Der Welt I Don't Wanna Be Another One), Sable e Branco

TRICOLOR SADDLE

Acreditava - se que a cor Saddle fosse outra variação do Gene A, mas na realidade a cor Saddle ou marcação Saddle é uma variação da marcação tricolor padrão, onde as manchas castanhas se estendem mais na pelagem do cão trazendo o efeito "de manto preto" dos pastores alemães. Ainda dentro do tricolor existe a variação intermediária, que as manchas tan maiores, mas não chegam a ser Saddle. Como o par de alelos da marcação: Saddle intermediário (ou estendido) e tan são recessivos para se ter cães com esse padrão de cor é necessário que os pais do filhote sejam fatorados para ela.

 

Essa variação do tricolor, pela ação de outro alelo ligado ao par de alelos at, ainda estão sendo feitos estudos e testes sobre ele.

(Herz Der Welt Coming Back To Life), Tricolor Preta

Poti - (Herz Der Welt All My Heart), Blue Merle Tricolor estendido ou intermediário: BbD_EeatatMmkk

Holly - (Herz Der Welt Dudalina), Saddle Merle / Blue Merle Tricolor: B_D_E_atatMmkk

Eloah - (Herz Der Welt Eloah), Marrom Tricolor.

Julieta - (Herz Der Welt Azure Blue), Saddle Azul/Tricolor Azul: B_ddE_atatmmkk

Raio - (Herz Der Welt Indigo Blue), Tricolor Azul: BbddEeatatmmkk

Olivia - (Herz Der Welt Walk Of Life), Red Merle Tricolor: bbD_E_atatMmkk

Polar - (Herz Der Welt Teodoro), Slate Merle Tricolor intermediário: BbddEeMmatatkk

TRICOLOR SABLE

A dupla de alelos responsável pela cor Sable é o Ay. Por uma parte ser dominante, se recebe apenas um par dos alelos terá a coloração Sable, onde o comprimento dos pelos será mais claro e normalmente as pontas será mais escuras. Quando presente de forma dupla AyAy, se cria o Sable puro, que seria um Sable mais caro.

(Herz Der Welt Draco Malfoy), Sable e Branco: B_D_EeAy_kkmm

Naya - (Herz Der Welt Clear Crystal),

Chocolate Sable: bbD_EeAy_at kkmm

Acredita-se que em alguns cães Sabbles Ayat, o alelo at consegue se pronunciar de forma mais leve, gerando os Shaded Sable.

K-PRETO DOMINANTE

Acredita -se que todo cão carrega os alelos de Gene A, o que determina se ele será Tricolor ou Sable é o Gene K.

 

O Gene K tem três variações alélicas:

K: dominante, o cão terá a cor sólida, sem apresentar a cor Sable ou Tricolor, não deixa o Gene A agir. Quando presente de forma dupla (KK) o cão não vai ter filhos Tricolores ou Sables.

 

ky ou k: recessivo, a padronagem de gen A aparece nos cães, assim a marcação na pelagem aparece..

Noah - (Herz Der Welt Arthemis), Blue Merle

kbr: alelo da cor Brindle ou Tigrado. O kbr é um Gene intermediário, quando não tem a presença do Gene k (dominante), e o cão for geneticamente Kbrkbr ou Kbrk o cão será tigrado

Bqhatchi Ariel,

Brindle

Dwylch Tigris Altaica,

Brindle

A cor Seal na realidade é o Sable fantasma. Em raros casos o Gene heterozigoto (Kk), deixa o Gene A agir. Isso ocorre apenas em cães Pretos e Blue Merles (quando o merle age sobre a base Preta). Mas ainda se estuda a possibilidade de outro Gene estar associado para gerar está cor.

Vicente - (Herz Der Welt How Does It Feel), Seal e Branco: B_D_EemmAy_Kk

Lótus (Herz Der Welt When Love Takes Over), Seal Merle: BBDdEEMmAyAyKk

M's - Merle

O Gene M é o responsável por determinar se o cão será Merle ou não. O Gene M age de forma dominante, assim quando só um alelo está presente o cão apresenta a cor.

Buda - (Mafalda's Herz Der Welt Red Revenge), Red Merle: bbD_E_MmK_

Em 2018 um estudo foi realizado no laboratório de Vemodia na República Tcheca, onde se descobriu que o Gene Merle é composto por 7 variações alélicas: m, Mc, Mc+, Ma, Ma+, M, Mh.

O que diferencia esses alelos é o comprimento do DNA de Gene Merle, que podem causar variações na cor da pelagem e "padrão" de como o efeito marmorizado do Merle vai se apresentar no cão. Isso não muda as atuais nomenclaturas das cores Merles na raça Border Collie. Apenas vai mostrar aos criadores o que suas matrizes e padreadores podem gerar na padronagem do Merle. Essas variações só podem ser indentificadas através de exames de DNA, que já está sendo desenvolvido no Brasil, no geral pode se dizer apenas se o cão é M (Merle) ou m (Não Merle)*.

 

 

*Isso pode não acontecer quando se trata de cães Merles ocultos na cor Sable ou Vermelho.

Aragon, Blue Merle: BbDdEEAyatKk

3 dias de vida

Gibbs, Blue Merle: BbDDEeMmK_

25 dias de vida

Lord, Blue Merle: B_D_EEMm_atK_

Pingles, -

 Sable Merle: BbD_E_MmAy_kk

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube

2020 Herz Der Welt  

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS